segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Tonhão Extremo

Amigos, tudo bem? Desculpem a demora em dar uma satisfação sobre minha situação. As coisas estão acalmando. Então, segue um email enorme.

Bom, uma semana depois daquela grande notícia do fim do tumor no abdômen, as coisas complicaram. Nada que não esteja sendo tratado e não tenha grandes chances de cura. No dia 20/09 fui internado às pressas com dores de cabeça, vista duplicada e paralisia num dos cantos da boca. Diagnostico: células linfomáticas invadiram o sistema nervoso central, algo muito, muito raro de acontecer, principalmente na minha idade e no meu sub-tipo de linfoma.

A quimioterapia que eu estava fazendo (CHOP) não tem poder de penetrar no SNC, que eles chamam de santuário. Então, acrescentamos duas novas QTs ao esquema. Uma punção por agulha pra análise do liquor que corre na coluna e injeção de quimioterapia. A outra é o tenebroso metrotrexate (MTX). 24h na veia e efeitos colaterais destruidores. Mucosite na boca e no intestino. No intestino, a solução é aceitar a diarréia. Na boca, tentamos ao menos aliviar com um tratamento a laser. Seguindo ordens da minha médica, combinei com a dentista 10 sessões. Começamos exatamente no dia do tal MTX. Só que com 5 sessões a dentista achou que estava tudo bem e disse que não precisaria fazer 10. Fui pra casa dia 26. Passei bem segunda, terça, mas na quarta começou o inferno. Não conseguia falar, beber água, comer e ainda tinha a diarréia. Tive que comprar saliva artificial. Resultado: dia 03/10 cheguei apoiado no meu pai, sem força nenhuma pra ser novamente internado. Morfina pra poder comer, alimentação liquida e pastosa, atendimento, minha médica, a melhor coisa que fizemos.

No entando, o reloginho do ciclo quimioterápico estava rodando. Momento de baixar a imunidade. Caiu tanto, tanto, quase ao nível de um paciente transplantado. Situação delicada, por isso precisei de transfusão de sangue e plaqueta. E a doação da turma aí foi fundamental. Graças a Deus, correu tudo bem, células doentes do SNC caíram de 3.600 para 2 apenas e recebi alta no dia 10.

Porém, em casa, mais forte e me recuperando pro próximo ciclo que já seria na próxima terça, começo a ter suor noturno. Emergência de novo e a tomografia constou que doença no abdômen voltou. Pequena, bem no início, mas voltou. Ou seja, aquela primeira quimioterapia (CHOP) só estava mascarando a história. Parei de fazer por causa do SNC, voltou o problema. Ou seja, mudamos o protocolo e agora estou com uma nova quimioterapia (DHAP). Devem ser de 2 a 3 ciclos, atacando de uma vez só os dois problemas. Depois terei que fazer um transplante de medula autólogo, cujo doador sou eu mesmo. Dois meses depois complemento com radioterapia.

Amigos, perdão pela demora em dar uma satisfação e pelo email enorme. Gostaria de ter falado tudo isso ao vivo e a cores. Mas foi impossível. Andei meio deprimido com essa primeira reviravolta, confesso. Fiquei preocupado. Foi muito sofrida essa dor de cabeça, falta de visão, seguida da dor da mucosite grau máximo. Me internei na última sexta de novo pra começar a nova batalha. Acreditem: recuperei minha confiança, a certeza de que esse é o caminho. Vai ser sofrido, mas isso é passageiro. Desistir que é pra sempre. Tonhão Extremo.

Devo ter alta na quinta-feira. Voltar mesmo pro batente só depois do transplante. A ideia inicial é que no Reveillon eu já esteja bem, em casa. Independente de tudo, estou muito bem assessorado pela minha médica Cristiana Solza, alem do Dr. Wolmar Pulcheri (a cada 5 indicações, 4 citavam ele. Só não fiz o tratamento com ele porque na época ele estava na Europa e só voltaria em junho. Porém, Dr. Wolmar tem respaldado tudo que a Dra. Cristiana tem feito). A São Vicente é ótima clínica; minha família está me dando um apoio descomunal, se desdobrando. Minha mulher nem se fala; e tem vocês, meus amigos, cuja reza e força não tem tamanho.

Só pedi pra rapaziada não ficar ligando toda hora. Manda mensagem, Facebook, email que eu respondo quando der. Preciso descansar ela, a cabeça.

É isso.

Beijos e muita saúde a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário